segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Sociedade Molda o Individuo

Bom dia leitores,

Como dito na postagem anterior, vou escrever sobre tudo neste blog e pretendo começar com um assunto bem polêmico, como o meio em que vivemos nos molda, sera que paramos para pensar o quanto isso nos influencia? A maioria de nós não, mas isso ja foi objeto de estudo de vários pensadores como Francis Bacon que no seu livro Novum Organum ele fala sobre as influencias dos idolos no pensamento humano, os escritores do Naturalismo falavam que o homem é pruduto do meio em que vive, mas não estou aqui para isso, apenas para dar alguns exemplos disso, mostrar as consequencias e propor soluções.
Primeiro vamos aos exemplos, primeiro alguns mais simples, o que leva uma pessoa de classe média gastar mais de um salário mínimo num festido de festa que será usado no maximo 3 vezes? Perdoe-me as mulheres por falar que isso se justifica pelo fato de ser mulher, mas nao justifica a futilidade, talvez porque a maioria das pessoas da classe nunca trabalhou para ganhar esse dinheiro e os pais vão na onda das filhas e contiuam perpetuando as inutilidades na sociedade, mas cauma o cara da loja que nao gasta nem 100 reais para fazer o vstido esta morrendo de rir. Não sao apenas as mulheres que sao influenciadas, SOMOS TODOS NOS, até aquele que vos escreve, nao vou ser hipocrita, sou influenciado mas tento buscar meu caminho.
Vejamos as consequencias, estava estudando sobre a guerra na Palestina, e vi que ela e muito mais ampla do que eu imaginei, primeiro acho que nenhuma guerra é certa  por isso acho que os dois estão errados, mas o que trava o  tão sonhado acordo de paz? Os caras do poder manipulam ambas as partes tanto os judeus como os arabes, vejamos os arábes, existem passagens no Corão que citam a terra prometida aos judeus, ja os judeus sao vistos como "bonzinhos" pela mídia ocidental. Agora pensem porcausa disso tivemos muitos outros acontecimentos o mais lembrado o 11 de setembro, mas para mim nao foi o pior, o ódio e instigado
nos dois lados, fazer arabes e cristaos mais de 2/3 da populaçao se odiar nao e uma ideia muito boa, nao ódio mas o preconceitos ja esta dentro de nos, e surge o perigo da generalização, as pessoas começam a achar que todo arabe é violento e fanatico religioso, acham que todo espirita e macumbeiro e por ai vai, temos que eliminar isso da sociedade, este e o perigo de uma única história.
A solução esta em todos nos, devemos começar a filtrar as informaçoes que nos passam, nossa politica e uma retrado disso, sera que se a populaçao agisse ao inves de falar que nao tem jeito estariamos assim? Vamos pensar ai galera ser alienado que nao tá com nada.
Encerro o post com um trecho da música "Qual é a cara do ladrão" da banda Planta e Raiz
 
"Qual é a cara do ladrão
Quem é que vai saber?
Será o moleque de calção
Ou o engravatado no poder"

Valeu!!!




OFF POST:
  • Trechos do Corão: Surata 10:90-93/44:23-33/5:20-21/45:7-11 entre outros
  • Informações sobre Francis Bacon (http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon_%28fil%C3%B3sofo%29)
  • Indico o video "Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história", indicado pelo Prof. Paulo Sérgio, e um pouco grande mas vale a pena. 
Parte 1 : http://www.youtube.com/watch?v=O6mbjTEsD58
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=SZuJ5O0p1Nc&feature=related
  • Quem quiser me seguir no Twitter o endereço e @ilouavelino 
  • Link da musica : http://www.vagalume.com.br/planta-raiz/qual-e-a-cara-do-ladrao.html#ixzz10k3pMYLk
Essa foi a primeira! Desculpem-me qualker coisa!



domingo, 26 de setembro de 2010

Bem-Vindos Leitores

Domingo, 26 de Setembro de 2010 estou inaugurando o blog e a primeira postagem, o que posso dizer e que aqui vou postar textos sobre TUDO e aguardo leitores. Vou começar falando sobre o que eu tenho vivido ultimamente:

  • Derrota de 4x1 do Cruzeiro para o Santos
  • Domingo a tarde depois de um fds normal, nao sia pra nenhum lugar especial 
  • As recuperaçoes terminaram na sexta
  • Estou criando esse blog com pouca perspectiva de sucesso
Em breve uma nova postagem
Valeu!